segunda-feira, 2 de abril de 2007

Mais sobre a Lucid Inc.

Contuando a minha pesquisa sobre a história do lisp encontrei um conjunto de ensaio de Richar P. Gabriel fundador de Lucid, inc chamado Patters Of Software. Apartir da página 175 ele conta a história da ascenção e queda da empresa. É uma história triste pois a Lucid foi criada para ser a melhor empresa de Lisp e dominar o mercado, ela contratou as melhores pessoas, o próprio Gabriel estudou 25 nas melhores escolas, foi aluno do John McCarthy em pessoa e terminou em um retumbante fracasso. A importância da Lucid em sua época pode ser medida através da preocupação de um de seus principais concorrentes, a Franz Inc, como esta relatado neste artigo.

A Lucid tinha, dinheiro, as melhores cabeças, grandes contratos, etc, mas faliu. A Franz que era o Underdog na época esta ai até hoje e dando lucro. Esta é um ótimo exemplo de como gerir um empresa de software, a Franz fez o que os clientes queriam e foi ganhando o seu dinheirinho enquanto que a Lucid queria criar a próxima grande revolução.

Outro aspecto interessante da Lucid é que ele era uma empresa com um produto de sucesso que foi abandonado em detrimento à um novo projeto que terminou em fracasso. No caso o produto era o Lucid Lisp, que foi usado como cash cow para o projeto de um ambiente de desenvolvimento para C++, porém isso afetou a moral dos desenvolvedores e afastou os clientes que percebem a queda na qualidade do atendimento e lendidão no lançamento de novas versões. O novo projeto miraboloso se revelou um erro, mas o projeto a Lucid já havia se queimado com os clientes de Lisp. Essa história é muito parecida com a da infocom descrita neste paper.

A última lição sobre o fracasso da Lucid é o perfil do CEO que foi contratado no fim da vida de empresa o Bob, um bussness man, menos inteligente que os desenvolvedores que ele administrava e que achava que você pode administrar uma empresa sem entender o que ela faz, algo parecido o que ocorreu com a Apple no período em que o Steve Jops esteve longe. Além de tudo Bob era uma pessoa com caracter duvidoso, o que só acelerou a derrotada da Lucid. Muitas fezes os Geeks relevam defeitos de pesonalidade de pessoas do mercado pois acham que o mundo dos negócios são assim mesmo e que eles não tem condições de fazer o que esses caras fazem, afinal eles são falastrões e tem "contatos", isso é um grande erro, pois em geral as pessoas que posam de bussness men são pura e simplesmente pessoas burras que decoraram um discurso pronto.

Isso me faz pensar que o google acertou fortemente em duas decisões: Não chamar uma pessoa de fora para administrar a empresa e agir de maneira honesta. Agir de maneira honesta é algo que geralmente se paga pois se você é desonesto o "good will" se quebra, e mais cedo ou mais tarde a sua empresa acaba sendo abandonada por todos.

Nenhum comentário: