domingo, 1 de abril de 2007

Garbage Collector e Falencias.

É extremamente interrante a história de empresas que desenvolveram versões comerciais do Lisp. A Symbolics surgiu do MIT AI lab para produzir Lisp Machines, porém a revolução dos microcomputadores tirou a vantagens que os processadores "custom made" tinham, a symbolics foi suplantada pelas empresas que fabricavam compiladores de lisp para processadores comums como a Lucid e a Franz.

Porém a Lucid teve problemas de gerência e resolveu se reinvetar como uma empresa que desenvovia IDE's para C++ e abandonar o ainda lucrativo negócio do Lisp. Com o fim das verbas fartas tanto a Lucid quanto a Symbolics sairam dos negócios. A Lucid acabou sendo comprada pela Harlequin que desenvolvia versões comerciais de linguagens de alto nível, além do Lisp eles desenvolveram versões para o ML, Dylan e PostScript.

Muitos progamadores da Symbolics e da Lucid foram contradados pela Harlequin, e entre 1994 e 2001 houve um grupo dedicado exclusivamente ao desenvolvimento do sistema de coletor de lixo, incluindo P. Tucker Winthington, que mantinha o coletror de lixo da Symbolics.

A roda da falência girou mais uma vez e a Harlequin foi comprada pela Global Graphics que estava interessada somente na implementação de PostScript deles. A parte de Dylan se tornou a Functional Objects Inc que deixou de funcionar em 2006 e o DylanWorks agora é o projeto OpenDylan. A parte de Lisp e IA se tornou a Xanalysis que opera até hoje com o LispWorks.

Já o grupo de Coletores de Lixo formou uma empresa de consultoria e liberou o código do coletor de lixo da Harlequin como o projeto open source MPS: Memory Pool System.

O sistema parece ser um dos mais sofsticados que exista, ele esta descrito neste paper. Os autores parecem felizes com a falências de suas antigas empresas pois agora podem mostrar para o mundo as suas idéias, pois antes tudo que haviam desenvolvido eram segredos industriais.

Nenhum comentário: