segunda-feira, 11 de junho de 2007

Maxima

Antes do Maple e do Mathematica havia o Macsyma, o mais avançado sistema de matemática simbólica dos anos 80, desenvolvido em Lisp, foi um dos principais motivadores para a evolução do Lisp. O sistema foi desenvolvido pelo MIT com dinheiro do Departamento de Energia, porém alguns pesquisadores resolveram ficar ricos com o programa, montaram uma empresa e se apoderaram do software. Este ato gerou dois resultados:


  1. o código fonte do Macsyma foi quase perdido para sempre,
  2. Um pesquisador chamado Richard Stallman iniciou uma cruzada contra o software proprietário.


Felizmente em 1982 William Schelter conseguiu permissão do DOE para uma versão Free Sofware do Macsyma, rebatizada de Maxima e disponível e mantida até hoje.

Outro fruto do AI Lab do MIT foi o editor emacs, que em comum com Maxima possui, além da origem, a possibilidade de ser extendido em Lisp. Uma das inúmeras extenções é o imaxima, que combina o
emacs, o maxima e o TeX, o sistema de digramação eletrônica criado pelo Donald Knuth.

O resultado de todo este blah, blah, blah, pode ser resumido a esta figura:



Uma alternativa completamente free de software matemático, produzido pelo trabalho conjunto dos melhores programadores do século XX.

O Maxima pode ser baixado aqui, e felizmente ele funciona na melhor implementação de Lisp disponível.Tendo o emacs e o Maxima basta seguir esta receita de bolo.

Nenhum comentário: