sexta-feira, 8 de julho de 2005

Lisp na Web

Desenvolvimento para web é um saco. Perl não é estruturado o suficiente, java exige muita digitação e é lento. Lisp me parece uma boa solução.

Existe um framework que parece ser bem sofisticado, o UncommonWeb. Dizem que ele é um framework baseado em continuations (coisa bem esotérica, digamos que é a generalização da excessões e que são utilizados para mais coisas do que somente tratar erros).

Ainda não consegui fazer ele funcionar. O que eu consegui é utilizar o mod_lisp com o tbnl. Você coloca um processo lisp para rodar e o apache se comunica com ele, de maneira similar que do que se faria com o tomcat. (Não use o cl_modlisp, me pareceu muito tosco, o tbnl me pareceu muito melhor).

Uma coisa que eu fiz que nem fudendo um programador de java consegue. Você roda o lisp usando um programa chamado detachtty. É um programa em C simples, similar ao nohup, ele desassocia o seu processo lisp do terminal, vc pode portanto deslogar e ele continua rodando em background. Só que o detachtty abre um file socket onde vc indicar, dai é só utilizar o programa attachtty para associar novamente o processo ao seu terminal.

Ou seja vc coloca o servidor para rodar e vai embora. Se ocorrer qualquer problema é só logar nele e executar qualquer comando lisp, qualquer programa, etc. Não dá para fazer isso no tomcat.

Imagina fazer um painel de controle gráfico que controla a sua aplicação WEB.

Nenhum comentário: